5 de maio de 2015

O "novo" Tupolev 160

O bombardeiro pesado Tupolev Tu-160 será equipado com um sistema rádio-electrónico de combate avançado, altamente eficaz contra mísseis antiaéreos, relata o grupo russo Concern Radio-Electronic Tecnologies (KRET).

A KRET está desenvolvendo um novo sistema de navegação, um complexo de mira, um sistema de controle de armas e outros equipamentos electrónicos. Um total de 800 firmas e organizações estão envolvidas na modernização da aeronave.

Rússia vai renovar todo o projecto do bombardeiro supersónico. A empresa está desenvolvendo sistemas de controle do motor e de consumo de combustível, assim como um serviço de manutenção que ajudaria a tripulação em situações mais complexas.

No dia 29 de Abril, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, visitou o grupo de Produção de Aeronaves de Kazan e pediu a continuidade da produção do Tu-160. "Não existe nada igual ao Tu-160 em aeronaves supersónicas", disse Shoigu.

O Tu-160 é um bombardeiro pesado/transportador de mísseis projectado pelo Tupolev Design Bureau na União Soviética no fim da década de 1970 e no começo dos anos 1980. A aeronave fez seu primeiro voo como parte da força aérea do país em 1987.

Na aviação de longa distância russa, o Tu-160 foi apelidado de "Cisne Branco". Sua construção original era "stealth" e permitia à aeronave manter-se no ar sem ser avistada por radares durante longas missões de combate.

O Tu-160 tem 44 recordes mundiais em altitude de voo e alcance de operação. A marca mais recente a ser estabelecida foi a de 18 mil quilómetros durante um voo contínuo de 24 horas e 24 minutos. (sputniknews)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.