12 de maio de 2015

Portugal vai continuar a participar em 5 projectos militares europeus

O Ministério da Defesa aprovou a continuação da participação portuguesa em cinco projectos tecnológico/militares da Agência Europeia de Defesa, ligados ao desenvolvimento de baterias ou de materiais ultra leves, segundo os despachos publicados , esta segunda-feira, em Diário da República. 

Os cinco despachos autorizam a nova direcção-geral de Recursos da Defesa Nacional, que resulta da agregação das direcções-gerais de património, pessoal e de armamento, a continuar as negociações para o desenvolvimento destes projectos cooperativos internacionais no âmbito da Agência Europeia de Defesa (EDA, sigla em inglês). 

Projectos com participação portuguesa 

Entre os principais projectos estão o "Submarine Application for the Management of a Battery System", que consiste no desenvolvimento de "um sistema de gestão de baterias para acumuladores de tecnologia de iões de lítio, a ser usado em submarinos convencionais, substituindo as actuais baterias de ácido de chumbo". 

Um dos despachos assinados pelo ministro José Pedro Aguiar-Branco refere que programa de baterias permitirá "melhorar a performance" dos submarinos, "reduzir custos de manutenção ao longo do ciclo de vida da plataforma e garantir todos os aspectos de segurança decorrentes do seu uso". 

Já o "Lightweight Constructions for Armoured Multi-purpose Vehicles" é um projecto internacional da EDA que visa estudar e investigar "oportunidades e desafios na construção de veículos blindados com recurso a materiais ultra leves e o desenho de estruturas mais eficientes na dissipação de energia resultante de impactos balísticos ou explosões". 

Os restantes programas abrangem comunicações militares ("Cognitive Radio for Dynamic Spectrum Management" e "Unnamed Maritime Systems"), protecção nuclear e biológica ("Joint Investment Programme on Chemical, Biological, Radiological and Nuclear Protection"), materiais inertes e equipamento. (CM)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.