30 de junho de 2015

Acordo Quadro de Cooperação Técnico-militar com Cabo Verde

O Acordo Quadro da Cooperação Técnico-militar assinado hoje a bordo do navio patrulha oceânico (NPO) "Figueira da Foz", atracado na Cidade da Praia, formaliza a colaboração de Portugal no apoio à formação e à assessoria nas estruturas superiores das Forças Armadas cabo-verdianas para o período de 2015/2017.

Em declarações aos jornalistas, o ministro da Defesa Nacional referiu que "a avaliação da importância que tem a dimensão marítima no combate às ameaças globais, como o terrorismo, pirataria e narcotráfico, merece uma especial atenção dos países e é importante estabelecer parcerias de defesa nessa área, que serão desenvolvidas no próximo programa quadro", acrescentou.

Até hoje, a cooperação portuguesa já formou 930 militares cabo-verdianos, referiu José Pedro Aguiar-Branco, salientando que este acordo quadro prevê a disponibilização de 150 mil euros anuais durante os três anos de vigência.

Já o ministro da Defesa cabo-verdiano, Rui Semedo referiu que o protocolo em questão aborda "ideias de continuidade (…), que surgem na sequência dos acordos anteriores e que assentam nas dimensões da assessoria das (…) estruturas superiores militares (…) e a formativa, pois o investimento na formação e qualificação dos militares das Forças Armadas (cabo-verdianas) é muito importante", concluiu.

Após a cerimónia de assinatura do acordo, o ministro da Defesa Nacional ofereceu, em nome de Portugal, dois botes de apoio aos Fuzileiros cabo-verdianos, facto que Rui Semedo comentou constituir de "grande importância" para o arquipélago considerando que a cooperação com Portugal tem sido muito importante nesse sentido. (Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.