22 de julho de 2015

Ministro da Defesa Romeno em visita oficial a Portugal

Os ministros da Defesa Nacional e o ministro da Defesa Romeno, respectivamente, José Pedro Aguiar-Branco e Mircea Dusa, reafirmaram, esta manhã, a vontade de continuarem a cooperar na área da Segurança e Defesa, tendo, inclusive, identificado novas áreas “com potencial para serem trabalhadas”, designadamente, ao nível da “Cibersegurança e das Indústrias de Defesa”.

Durante uma conferência de imprensa conjunta que decorreu na Base Aérea de Monte Real, onde estiveram presentes jornalistas portugueses e romenos, José Pedro Aguiar-Branco adiantou que será criada, até ao final deste ano, uma comissão mista para fazer a avaliação de novos projectos, “noutras áreas”, que podem ser desenvolvidos entre os dois ministérios.

Mircea Dusa, por sua vez, destacou a “relação muito especial” entre os dois países e relembrou a cooperação de Portugal e da Roménia no contexto da NATO e da União Europeia, ao nível do policiamento do espaço aéreo, de uma “forma distinta” e da participação conjunta em exercícios.

Relativamente aos caça F16, o ministro da Defesa Romeno referiu que chegarão, à Roménia, no próximo ano algumas das aeronaves, devendo o programa estar concluído em 2017.

Mircea Dusa agradeceu ainda a hospitalidade do ministro português, manifestando grande satisfação com a visita, durante a qual teve oportunidade de visitar o Comando de Pessoal do Exército, no Porto, o CITEVE, em Famalicão e a Base Aérea nº 5, em Monte Real.

Antes da conferência de imprensa conjunta que encerrou a deslocação oficial, os ministros realizaram uma reunião bilateral, seguida de uma visita à Base Aérea que incluiu um encontro com os instruendos romenos que, de futuro, irão pilotar os F16. (Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.