19 de setembro de 2015

205º ANIVERSÁRIO DA BATALHA DO BUÇACO

O Exército promove as comemorações do 205º Aniversário da Batalha do Buçaco, no dia 27 de Setembro, centralizando-as no Museu Militar do Buçaco e no Terreiro do Monumento, Mata do Buçaco, concelho da Mealhada.

A Batalha do Buçaco, integrada na última das três invasões napoleónicas a Portugal (com início em Julho de 1810 e termo em Abril de 1811), foi uma das inúmeras batalhas travadas entre o Exército Anglo-Luso e Francês.

Os antecedentes relativos à sua preparação, bem como as consequências de um só dia de confronto (27 de Setembro), elevam-na a um plano operacional de enorme conceito militar, não só pelo que ela representa nos seus termos mais objectivos – derrota das brigadas do comandante supremo, Marechal André Masséna – mas, principalmente, pelo que ela representou na preparação de um confronto seguinte que decidiria o enfraquecimento definitivo do invasor francês nas Linhas de Torres Vedras.

As comemorações, nas quais participam forças da Brigada de Intervenção, Centro de Saúde Militar de Coimbra, Fanfarra do Exército, Guarda Nacional Republicana e Associações Napoleónicas iniciam-se pelas 09h00 com o hastear das Bandeiras Nacionais de Portugal, Reino Unido e França e, após a recepção dos convidados, segue-se um Cortejo Histórico Religioso, Missa Campal e Cerimónia de Homenagem aos Mortos.

Destas cerimónias comemorativas do Aniversário da Batalha do Buçaco se dá conhecimento, convidando-se desde já todos os interessados para estarem presentes nas actividades que terão lugar na Mata do Buçaco, junto do Terreiro do Monumento, em 27 de Setembro de 2015. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.