23 de setembro de 2015

EUA encaram caças russos na Síria como "força de protecção"

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou em conferência de imprensa em Washington que o tipo de aviões de combate russos actualmente na Síria é consistente com o de "uma força de protecção".

"Sim, eles aumentaram o número de aviões. Mas, para já, os nossos militares e a maior parte dos nossos especialistas estimam que o nível e tipo [de caças] representam basicamente uma força de protecção das forças estacionadas na sua base aérea".

Na segunda-feira foi noticiado que a Rússia enviou para a Síria 28 caças. Moscovo afirma que está a cumprir acordos com o Governo sírio e a preparar-se para combater os grupos extremistas que controlam metade do país, o grupo Estado Islâmico e a Frente al-Nusra, afecta à Al Qaeda.

Kerry acrescentou, contudo, que a presença dos aviões russos na Síria poderia levantar algumas questões, dependendo das decisões a longo prazo de Moscovo.

Provas de satélite

Novas fotografias de satélite parecem mostrar forças russas a construir duas novas bases militares na Síria, afirmou por seu lado o Instituto londrino de informações de defesa IHS Jane's.

Ambos os locais das bases estão próximo da costa síria com o Mediterrâneo, refere.

"Após a análise das imagens de satélite, o IHS Jane's identificou dois novos locais na Síria que poderiam estar a ser preparados para acolher forças russas. Nestas duas bases - o complexo de arsenais Istamo e o complexo militar al-Sanobar, ambos a norte do aeroporto de Lataquia - os preparativos parecem decorrer para acolher as forças militares russas", afirma ainda o Instituto de análise de informação.

Desde há duas semanas que diversos relatórios revelam a presença de forças russas a ampliar um aeroporto sírio em Latakia, um bastião do Presidente sírio Bashar al-Assad, e a construir uma nova base militar perto de Tartessos.

O artigo publicado no site do IHS Jane's parece confirmar os relatórios, revelando uma imagem satélite de uma pista de aterragem com diversos aviões de combate estacionados.

Grupo "poderoso" de caças

O Instituto identifica a pista como pertencendo a uma base síria e integrada no aeroporto internacional Bassel al-Assad na província de Lataquia. A base aloja também os helicópteros Mi-14P e Ka-28 das forças navais sírias.

O IHS Jane's afirma ainda que a Síria está a preparar duas bases para acolher os reforços russos, referindo que este é um sinal de que Moscovo se prepara para reforçar a sua luta contra o grupo extremista Estado Islâmico e revela o tipo de aviões de combate que Moscovo está a enviar para os locais referidos.

"A Força Aérea Russa enviou para a Síria um poderoso grupo aéreo que inclui 12 SU-24 e 12 Su-25, caças de ataque ao solo, confirmaram imagens de satélite da Airbus Defense & Space. Os Su-25 chegaram à base aérea naval de Lataquia a 20 de Setembro e os SU-24 a 21", refere o HIS Jane's.

A imagem satélite que ilustra o artigo mostra quatro aviões russos SU-30 SM, 12 Su-24 e 12 Su-25 na pista de aterragem, a 21 de Setembro.

Os 24 novos aviões parecem vir completar a força de quatro Su-30, aviões multifunções já presentes na Síria desde 15 de Setembro, também de acordo com imagens satélite do AD&S.

O Instituto conclui que não é claro quanto tempo ficarão na Síria os novos caças detectados a 21 de Setembro. (RTP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.