26 de setembro de 2015

Exército dos EUA testou o seu primeiro cão robot

Os robots têm estado a ocupar lugares em funções que até agora estavam atribuídas a pessoas ou a outros veículos. Por norma têm funções bem definidas, mas as novas propostas começam a fazer deles máquinas muito úteis em diferentes cenários.

O exército Americano tem estado a desenvolver os seus robots e o Spot, o primeiro cão robot, começou agora os primeiros testes.

Estes novos robots que estão a chegar junto do exército conseguem aliviar muitas das tarefas que os soldados têm, permitindo também que estes possam estar mais protegidos.

Os primeiros testes com o Spot, o cão robot que os fuzileiros navais receberam da DARPA (Agência de Projectos de Pesquisa Avançada de Defesa), mostraram que este tem futuro garantido no exército.

As funções do Spot podem ser várias, desde o transporte de carga, que deixa de ser transportado pelo tropas, até à realização de missões de reconhecimento, que mais uma vez não precisam de ser feitas pelos soldados.

Este não é o primeiro robot que os fuzileiros testam, mas o Spot mostrou-se melhor por ser mais leve, mais silencioso, mais resistente e mais autónomo.

Tem ainda a capacidade de andar sobre vários tipos de terreno, pode ser controlada remotamente, via wireless, até um limite máximo de 500 metros do operador e tem a capacidade de identificar possíveis ameaças para os soldados.

Para já os testes com o Spot vão continuar, procurando torná-lo ainda melhor e mais adaptado a esta nova função.

O exército e em particular os fuzileiros querem aprimorar estas máquinas e fazer delas os companheiros ideais para os soldados, para os ajudar nas suas missões, protegendo-os contra todos os tipos de ameaças. (Sapo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.