1 de outubro de 2015

EXERCICIO SWIFT RESPONSE 15

A Brigada de Reacção Rápida participou, no período de 23 a 31 de Agosto, no Exercício SWIFT RESPONSE 15 (SWRE15) com uma equipa de Oficiais como "augmentees" à estrutura de HICON do exercício, integrados no Estado- Maior do XVIII Corpo Aerotransportado do Exército dos Estados Unidos (XVIIIABC). A delegação portuguesa esteve inserida no Posto de Comando Avançado instalado na região de Constança, Roménia.

O SWRE15 foi um Joint Operational Access Exercise, organizado pelo XVIIIABC, e decorreu em regiões da Alemanha, Bulgária e Roménia de 18 de Agosto a 05 de Setembro.

Como objectivo do Exercício foi definido testar a 82ª Divisão Aerotransportada (82AbnDiv) e a interoperabilidade na condução de uma Airborne Joint Forcible Entry, executando missões tácticas em ambiente multinacional com forças de elevada prontidão.

O SWRE15 contou com a participação de 9 países: Itália, EUA, Alemanha, Holanda, Espanha, Polónia, Grécia, Reino Unido e Portugal.

A operação treinada durante o exercício começou com a projecção de unidades para-quedistas para objectivos localizados na Alemanha, Roménia e Bulgária no mesmo dia, compreendendo um volume aproximado de 950 militares.

Este é o primeiro de uma série de exercícios que visam testar as capacidades de intervenção da Global Response Force dos Estados Unidos, em coligação com países aliados e ainda apoiar as “Assurance Measures” da NATO. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.