22 de novembro de 2015

PORTUGAL MARCOU PRESENÇA NA 59ª REUNIÃO DOS ESTADOS-MAIORES PENINSULARES

Militares portugueses estiveram presentes na 59ª reunião dos Estados-Maiores Peninsulares, realizada de 10 a 12 de Novembro de 2015, nas instalações do Estado Mayor de la Defensa (EMAD), em Madrid.

Neste fórum foram abordados temas importantes de cooperação militar, procurando-se identificar oportunidades de cooperação em áreas de interesse mútuo, sendo ainda debatidas outras iniciativas, no âmbito da NATO e da União Europeia, com particular destaque para aquelas em que ambos os países participam. Foi ainda efectuado um ponto de situação sobre as acções desenvolvidas em parceria e que decorrem da "Declaração Conjunta de Intenções para o reforço da cooperação no âmbito da Defesa" assinada em Novembro de 2012, pelos Ministros da Defesa Nacional dos dois países.

Durante este evento, o Tenente-general Sílvio Sampaio teve ainda oportunidade de se encontrar com o Jefe de Estado Mayor de la Defensa (JEMAD), Almirante General Fernando García Sánchez, como os Chefes dos três Ramos das Forças Armadas espanholas e com o Director-geral de Política de Defesa.

Espanha e Portugal realizam, a nível bilateral, várias reuniões de cooperação em matéria da Defesa, de que são exemplo as reuniões dos Estados-Maiores Peninsulares e as do Conselho Luso-Espanhol de Segurança e Defesa (CLESD), tendo a 59ª reunião contribuído uma vez mais, para a consolidação de uma posição comum no seio das organizações de segurança e defesa de que ambos os países fazem parte, para a troca de informação sobre assuntos transversais e ainda, para o fortalecimento de acções que visam a promoção e o incremento da formação, preparação, treino e interoperabilidade das Forças Armadas dos dois países.

A delegação nacional foi chefiada pelo Adjunto para o Planeamento e Coordenação (ADJPC), Tenente-general Sílvio José Pimenta Sampaio, sendo a delegação espanhola chefiada pelo Jefe del Estado Mayor Conjunto (JEMACON), Tenente-general D. Juan Antonio Carrasco Juan. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.