10 de fevereiro de 2016

Militares portugueses deverão reforçar contingente no Mali ou RCA

O ministro da Defesa Nacional confirmou esta quarta-feira mais militares portugueses nas Forças Nacionais Destacadas (FND), provavelmente no Mali ou na República Centro Africana, a pedido francês, após os ataques terroristas de 13 de Novembro de 2015, em Paris. 

"O esforço não só é para manter, como é aliás para reforçar", defendeu José Azeredo Lopes, durante a cimeira ministerial entre os 28 membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), em Bruxelas, até quinta-feira. 

Para o responsável governamental português "a presença no exterior não significa necessariamente" estar "no meio de Bagdade ou que, de repente", se vá "desembarcar em Damasco". 

"Nós colaboramos à medida das nossas capacidades - e tenho muito orgulho no nosso país e em que não seja um gigante, mas, à luz da nossa dimensão, damos sempre sinais claros de que podem contar connosco", especificou. 

Questionado sobre os meios e os locais definidos, Azeredo Lopes recordou que o processo ainda vai passar pelo escrutínio do Conselho Superior da Defesa e do "Comandante Supremo das Forças Armadas", ou seja, o Presidente da República. 

"Estamos a falar, com certeza, numa opção entre o Mali ou a República Centro Africana. É a opção que se está claramente a desenhar. Trata-se de assumir responsabilidades que estavam a ser assumidas, neste caso pela França, para a França se poder concentrar num outro teatro, essencialmente a Síria. Portugal já anunciou que vai acolher este pedido e agora vai seguir os seus trâmites", disse. 

O Estado gaulês invocou a cláusula de protecção mútua europeia e já o anterior ministro, Aguiar Branco, tinha reconhecido a forte hipótese de empregar "um meio aéreo e mais efectivos, num dos cenários africanos". (CM)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.