1 de junho de 2016

Força Aérea participa no exercício CELULEX16

A Força Aérea participou, entre os dias 16 e 20 de maio, no CELULEX16. Este exercício, que decorreu na região de Mafra e de Lisboa, teve como objectivo o treino da valência/capacidade de resposta NRBQ, na resolução de incidentes que envolvam perigo de contaminação biológica, química ou radiológica, de forma integrada com outros agentes de protecção civil.

Participaram neste exercício, além da Força Aérea, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), o Campus Tecnológico e Nuclear do Instituto Superior Técnico (CTN/IST), a Direcção-geral de Alimentação e Veterinária, a Direcção-geral de Saúde, o Exército e a Guarda Nacional Republicana.

Neste exercício, foram exploradas as respostas a incidentes biológicos, químicos e radiológicos, tendo a Força Aérea participado com uma Equipa de Defesa Nuclear, Radiológica, Biológica e Química (DNRBQ), da Esquadrilha de Defesa NRBQ do Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea. Esta participação foi solicitada pela ANPC, através do Estado-Maior General da Forças Armadas.

O objectivo foi apoiar acções de detecção, identificação, monitorização e recolha de fontes radioactivas reais, em estreita colaboração e coordenação com a ANPC, com a Autoridade Técnica para Emergências Radiológicas, com o CTN/IST e demais intervenientes.

Acompanharam o exercício o Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General António Xavier Lobato de Faria Menezes, o Comandante da Escola da Armas, Brigadeiro General Eugénio Francisco Nunes Henriques e o Comandante do Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea, Tenente-Coronel Natalino José Rodrigues Pereira, entre outras entidades militares, das forças de segurança e civis. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.