12 de julho de 2016

KC-390 "Um passo de gigante" para a aeronáutica nacional

A nova aeronave de carga e transporte militar da brasileira Embraer foi apresentada nas instalações da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A., em Alverca. O Primeiro-Ministro, António Costa, felicitou os colaboradores de todas as empresas que colaboraram na produção do KC-390 e destacou o “trabalho em conjunto” do “Estado, da Indústria e da Academia”.

António Costa enalteceu ainda o trabalho da EMBRAER, acrescentando a importância do mesmo para Portugal, porque “representa” uma “parceria” com “um País irmão” que é o Brasil, “para além da história”, da “poesia” e da “novela”.

Classificando a produção do KC-390 como um “passo de gigante na qualificação do País” na aeronáutica, o Primeiro-Ministro referiu que “é com muito orgulho” que vê, na superfície da aeronave, a bandeira de Portugal, ao lado da bandeira do Brasil e da Argentina”:

António Costa relembrou ainda que Portugal contribuiu nas fases da “concepção”, da “engenharia” e da “produção”, faltando agora haver uma contribuição na “utilização”, referindo a este propósito que “lá chegaremos...”

Antes da apresentação física do KC-390, o Presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, falou da capacidade de criar emprego da empresa que lidera e destacou a “história bem-sucedida com Portugal, e que foi reforçada há cerca de 10 anos” quando a empresa decidiu colaborar com o “Governo Português”, através da OGMA.

Depois disso seguiu-se “o investimento em dois centros de excelência em Évora” e, mais recentemente, num de “materiais compósitos”, num total de 400 milhões de euros e empregando, diretamente, cerca de 2500 pessoas. “Cada KC-390 representa muitos empregos” e “muita exportação” para Portugal, sublinhou Jackson Schneider.

Antes de terminar, o presidente da EMBRAER, Segurança e Defesa destacou ainda a importância da parceria com a Ministério da Defesa Nacional e a Força Aérea que, desde sempre, “acreditaram no projeto”, relembrando ainda que a mesma irá continuar, num “potencial e efetivo uso” por este Ramo das Forças Armadas

Portugal é um parceiro de referência do programa do KC-390, sendo que colabora no projeto desde a fase de investigação e desenvolvimento. Enquanto o Ministério da Defesa Nacional, através da Força Aérea, apresenta-se como um parceiro estratégico essencial em todo o projeto, nomeadamente ao nível da certificação de requisitos operacionais e logísticos, para que a aeronave cumpra todas as exigências e requisitos operacionais e de segurança.

O KC-390 é uma aeronave de transporte militar táctico com capacidade de reabastecimento em voo, que representa um avanço em termos de tecnologia e inovação, tendo sido projetado para estabelecer novos padrões na sua categoria, com menor custo operacional.

Esta aeronave pode executar uma ampla gama de missões: transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais, entre outras. Apesar de concebido como um avião militar, este transporte estratégico pode servir fins civis, com capacidade para participar em todos os tipos de missões de interesse público. (Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.