6 de outubro de 2016

Presidente da República enaltece corpo de fuzileiros da Marinha

Depois de visitar a Escola de Fuzileiros, situada em Vale de Zebro, Barreiro, Marcelo Rebelo de Sousa antecipou que a reunião de hoje do Conselho Superior de Defesa Nacional (CSDN) irá deliberar sobre a participação portuguesa na missão de monitorização dos acordos de paz entre o Governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

"É a devida homenagem aos fuzileiros que estão em formação permanente", disse, adiantando que "está previsto, para além das intervenções em curso, que possam eventualmente vir intervir na Colômbia, dependendo não só da evolução da situação naquele país mas também de uma deliberação de hoje do Conselho Superior de Defesa Nacional".

"A sua presença na República Centro Africana e as missões cumpridas ao longo da sua história, nomeadamente nos últimos anos, são altamente prestigiantes para as Forças Armadas Portuguesas e para Portugal", disse.

Marcelo Rebelo de Sousa assistiu aos treinos dos militares em instrução numa pista de lodo, entrou numa aula sobre suporte básico de vida e ficou a conhecer os veículos terrestres e anfíbios, armas e outros equipamentos daquela unidade da Marinha.

Perante a descrição das missões e operações do Destacamento de Acções Especiais, uma unidade do corpo de fuzileiros que "está sempre em estado de prontidão", Marcelo Rebelo de Sousa elogiou o nível de "excepcionalidade" daqueles militares, sobre os quais recai "uma grande responsabilidade".

No Museu do Fuzileiro, Marcelo Rebelo de Sousa ficou a conhecer, pelo cabo fuzileiro Pinto, os marcos históricos da Marinha, desde a fundação do país à participação em batalhas ao longo dos séculos e na guerra do Ultramar, até às missões contemporâneas, destacando-se o combate à pirataria na costa da Somália. (NM)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.